Primeira fotografia de um ser humano

Primeira foto de um ser humano tirada em 1838 por Louis Daguerre.

A primeira fotografia onde é possível se reconhecer uma figura humana foi tirada por Louis Daguerre em Paris, França, no ano de 1838. O homem em questão está no canto inferior esquerdo, parado na calçada na curva da rua e tendo suas botas engraxadas.

Primeira foto de um ser humano tirada em 1838 por Louis Daguerre

O tempo de exposição da foto era de aproximadamente 7 minutos e mesmo que a rua estivesse movimentada, ela aparece deserta. Tudo se movia muito rápido, o que impossibilitava que fossem capturados na foto.

A única exceção era o homem no canto inferior esquerdo, que ficou parado tempo suficiente para ser fotografado. O garoto que está engraxando suas botas também aparece mas não tão claramente.

Como todo Daguerreotipo – primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público – a fotografia era uma imagem espelhada. Abaixo está a imagem invertida mostrando como era a vista que Daguerre tinha:

Primeira foto de um ser humano tirada em 1838 por Louis Daguerre

A rua é a Boulevard du Temple, parte de uma área de lojas de moda, cafés e teatros. Ela foi apelidada de “Boulevard du Crime” por causa dos muitos melodramas do crime encenados em seus teatros. Ela mais tarde perdeu muitos disso quando o Barão Haussmann, sob as instruções de Napoleão III, remodelou e modernizou Paris, retirando as estreitas, escuras e perigosas ruas da cidade medieval e substituindo-as por parques e espaços abertos. Este processo iniciou-se em 1853.

Fonte: Mashable